Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os sindicatos dos jornalistas e radialistas do DF, Rio e SP e a Comissão de Empregados/das da EBC acompanharam com atenção nesta segunda-feira (13) a sessão plenária do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que iniciou o julgamento do dissídio da EBC. Por conta do pedido de vistas, o julgamento só deve ser finalizado no segundo semestre. Com isso, qualquer avaliação agora do voto do relator ainda é precoce, até porque ainda não tivemos acesso ao seu inteiro teor.
De qualquer forma, gostaríamos de ressaltar a importância da greve ter sido considerada legal e legítima na avaliação do próprio relator. Isso mostra que o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras acertou ao não aceitar as propostas da empresa, que até novembro do ano passado não acenava com nenhum reajuste e depois apresentou um índice condicionado a não retroatividade, não incidência nos benefícios e implementação de um banco de horas que significaria um enorme prejuízo financeiro para o conjunto dos empregados, no limite, poderia representar até 40% de perda salarial.
Assim que o julgamento estiver finalizado e caso os termos fixados pelo pleno não estejam adequados, os sindicatos irão recorrer por meio dos embargos de declaração. Nosso compromisso é com todos e todas que fizeram a maior greve da história da EBC e não aceitaram perder direitos conquistados ao longo de tantos anos de luta. O momento é de mantermos a unidade e a força diante dessa gestão, que sequer preza pela vida de seu quadro funcional, como prova a negligência e omissão diante da nova onda de Covid-19.
Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo
Comissão de Empregados e Empregadas da EBC