Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ASSEMBLEIA DECIDE RUMO DA GREVE HOJE, ÀS 15h

Compartilhe:
copia-de-ebc

Trabalhadores e trabalhadoras realizam a maior greve da história da EBC e alcançam objetivos importantes; Ministério Público do Trabalho aceita proposta das entidades e também vai mediar a negociação

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), via ministro Emmanoel Pereira, decidiu nesta segunda (13), em liminar do Dissídio Coletivo de Greve, estabelecer a volta ao trabalho na EBC de um efetivo de 60% de funcionários. Frente a liminar, a assembleia dos trabalhadores decidirá sobre os rumos da GREVE hoje, às 15h.

Brasília: Auditório do Sindicato dos Jornalistas do DF – SIG quadra 2 Lote 420 Edifício City Office
São Paulo: Auditório do Sindicato dos Jornalistas de SP – Rua Rego Freitas 530 – Sobreloja – Vila Buarque
Rio de Janeiro: Auditório da CUT-RJ – Av Presidente Vargas, 502 – 15° Andar

A decisão ainda dá um prazo de 5 dias úteis para as entidades sindicais e a EBC responderem “se tem interesse” na realização de audiência de conciliação. A multa estipulada pelo magistrado, em caso de descumprimento, é de R$ 100 mil, por dia.

Também hoje, segunda-feira, as entidades receberam uma resposta positiva do Ministério Público do Trabalho, que propôs uma reunião de mediação para a próxima quinta-feira (16/12).

Importante ressaltar que a maior greve da história da EBC é uma vitória das/os trabalhadoras/es! Depois de 18 dias de braços cruzados, com cerca de 70% de adesão, enumeramos 6 pontos que devem ser lembrados como grandes conquistas da nossa mobilização:

1️⃣ O percentual de reposição começou em ZERO de aumento. Depois, passou para 7%. Agora, a última proposta da Diretoria, que deve ser considerada pelo Judiciário, foi de 11,09%. Isso mesmo! Foi a mobilização dos trabalhadores que fez a EBC passar de ZERO de reposição para 11,09%!

2️⃣ O famigerado Banco de Horas foi DERROTADO em Assembleia histórica, com totalidade de quase 600 votos, com direito a vans enviadas pela diretoria e até dispensa do trabalho na parte da tarde.

3️⃣ Depois de emperrar as negociações por pelo menos 15 meses, a EBC, pressionada, se viu obrigada a entrar com DISSÍDIO de greve. Levar nossa luta para o Judiciário foi uma grande vitória frente ao autoritarismo da empresa!

4️⃣ Nossa progressão salarial, atrasada 2 anos ilegalmente, via sucessão de mentiras da direção, agora também estará nas mãos da Justiça. Chega de mentira, EBC!

5️⃣ Temos boas chances de as cláusulas sociais do nosso ACT voltarem normalmente para as nossas mãos. O ACT foi conquistado sob muito suor. É nosso! Não aceitamos retrocessos nos nossos direitos!

6️⃣ Extinguir ou privatizar a EBC ficou mais difícil! Sabem que estamos e estaremos prontos para reagir em 2022 contra qualquer avanço nesse sentido. A EBC é do povo, das trabalhadoras e trabalhadores!

PARABÉNS, GREVISTAS DA EBC!


Sindicato dos Radialistas e Jornalistas do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo

Deixe seu comentário: