Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O movimento grevista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) convida para ato político em defesa da comunicação pública e contra a censura, sexta-feira (3), às 15h, no Restaurante Salsa (Av. Gomes Freire, 517 – Lapa). Haverá exibição do filme “Eles não usam Black Tie” na sequência da mesa de abertura e lançamento do quarto formulário para mapeamento da censura e do proselitismo político na EBC.
Como já é público, os veículos de comunicação da EBC (TV Brasil, Rádio MEC AM e FM, Rádio Nacional do Rio de Janeiro e agências de notícias) estão sob ataque. São casos de censura, governismo e proselitismo religioso, relatados em dossiês entregues à Justiça e ao Congresso Nacional. Entre agosto de 2020 a julho de 2021, por exemplo, 200 eventos do governo de Jair Bolsonaro interromperam a programação da TV Brasil por quase 160 horas.
Em 23 de novembro, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) recomendou que a estatal cumpra o papel constitucional atribuído por meio da Lei n° 11.652, instalando, imediatamente, o Comitê Editorial e de Programação, previsto na norma. No documento (link abaixo), também cobrou da empresa medidas de prevenção, combate e punição para os casos de discriminação e assédios sexual e moral de suas/seus trabalhadoras/es.
Para denunciar o desmonte da EBC — criada para organizar a radiodifusão pública federal, fomentar conteúdos críticos, regionais, culturais e linguagens inovadoras — grevistas organizam ato com a participação da sociedade civil. Estarão presentes a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Grupo Tortura Nunca Mais, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio/SJPMRJ) e do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro.
O quê? Ato em defesa da comunicação pública e contra a censura
Quando? Sexta-feira (3), 15h
Onde: Av. Gomes Freire, 517 – Lapa
Convidados confirmados:
Andre de Paula (Fist);
RogérioMarques (ABI);
João Costa (Tortura Nunca Mais);
Akemi Nitahara (Comissão de Empregados, Ouvidoria Cidadã e Dossiê da Censura);
Sandra Martins (Cojira-RIO/SJPMRJ);
Leonel Querino (Sindicato dos Radialistas).
Mais informações:
III Dossiê da Censura