Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nosso sindicato tem um pouco de cada canto do Rio de Janeiro. Somos a instituição que representa todas as pessoas que trabalham, no estado do RJ, em empresas de radiodifusão, cabodifusão, MMDS, DISTV, TV por assinatura, TV a cabo etc. Hoje, somos mais de 20 mil radialistas.
O Sindicato dos Radialistas tem história…
Em 15 abril de 1949, foi fundado ainda como uma associação.
1958: o presidente Hemílcio Fróes realiza campanha da casa própria e coorporativa de consumo e crédito. Cria uma federação reunindo os Radialistas nacionalmente (FENARTE).
1963: é realizada a primeira greve geral da categoria. No golpe militar de 64 o movimento sindical sofre perseguição; Hemílcio Fróes e sua diretoria tiveram que abandonar o Sindicato. Vários profissionais foram perseguidos e expulsos da Rádio Nacional; como Mário Lago, Paulo Gracindo entre outros.
Década de 70: é elaborado pelo RADIALISTAS-RJ a Regulamentação Profissional, que é transformada em Lei (6.615/78) e seu Decreto (84.134/79).
Década 80/90: o RADIALISTAS-RJ assume novamente um perfil combativo preparando-se para as mudanças que exigiriam a sociedade como um todo. Filia-se à CUT (Central Única dos Trabalhadores). Insere o nosso sindicato no contexto das lutas mais amplas da sociedade ajuda a organizar o Comitê pela Democratização da Comunicação para combater o monopólio da informação. Cria uma nova federação (FITERT) reunindo os 18 maiores sindicatos de Radialistas do país. Amplia a represantação da entidade que, de municipal, vira estadual. Passa a representar, além da radiodifusão (Rádio e TV), os trabalhadores em empresas de TV por assinatura (a cabo, MMDS e DTH).
Nos dias de hoje, com as mudanças políticas instalada no país, nosso sindicato toma uma postura mais social, tendo a categoria e o associado como meta.
Você conhece o estatuto do nosso sindicato? Nele estão todas as regras que cada gestão e comissão eleitoral deve seguir. O estatuto é o principal documento que rege a nossa organização.
Ele garante que independente de quem estiver a frente nos representando na equipe da direção, vai lutar de fato pelos interesses das trabalhadoras e dos trabalhadores em rádio e televisão.
Clique aqui para ler ou baixar o estatuto na íntegra.
A cada três anos, a equipe responsável por dirigir o nosso sindicato e coordenar cada uma das atividades institucionais é renovada através de uma eleição. A última eleição contou com a participação de milhares de radialistas, e definiu a atual gestão responsável pelo mandato 2021-2024.
A diretoria do sindicato é formada por radialistas como você. Trabalhadores das mais diversas empresas de rádio e televisão do estado do Rio de Janeiro, empenhados em construir juntos e voluntariamente um sindicato cada vez mais forte! E para isso, contamos também com você: #ChegaJunto!
Conheça abaixo nossos representantes eleitos:
Presidente: Leonel Querino (EBC)
Vice-Presidente: Marco Antônio (Record)
Secretário Geral: Humberto Cunha (TV Escola)
Tesoureiro: Miguel Walter (TV Escola)
Gilberto Medina (TV Globo)
Vinicius Margato (TV Globo)
Manoel Bordini (TV Globo)
Marcos Martins (TV Globo)
Junior (CNT)
Guilherme Veiga (TV Globo)
“Celinha” (TV Globo)
“Enfermeiro” (TV Globo)
Marcelo Paiva (TV Globo)
William César (TV Globo)
Jorge amaro (TV Globo)
Marcelo Pitanga (TV Globo)
Rogério Santos (TV Globo)
Anderson Amaral (TV Globo)
Beatriz Helena (EBC)